quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nas tuas mãos...

Eu tinha um trapo,
Desde que me lembro
Esquecido a um canto,
Coçado, roto e usado

Encontrei-o um dia assim
Nem sujo, nem velho,
Unicamente trapo
Num canto esquecido de mim

Peguei nele, sem saber o que fazer
Vi-o por um lado, por outro,
Do avesso e de pernas para o ar,
Trapo tão trapo como só um trapo pode ser.

Dobrei-o, estiquei-o e voltei a dobrar,
Dobrei-o em dois, em quatro
Peguei-lhe por pontas e pelo meio
Atirei-o para um canto, depois de o amachucar

E aquele trapo, nada mais que um farrapo,
Amachucado então revelou
Uma natureza nova
Que tanto me encantou

Peguei nele, novamente, e com cuidado redobrado
Dobrei, enrolei, entalei
E daquele trapo, coçado, roto e usado
Nasceu uma boneca, companheira que havia sonhado

Os dias foram passando
E o encanto acabou
Porque a boneca, com quem havia sonhado,
Nem sequer uma palavra comigo trocou.

Da boneca fiz trapo e do trapo bola
Companhia mais animada,
Em casa, na rua, na escola
Deleite para mim e para quem com ela brincava

Muitos se aproximaram
E eu, contente, a bola lhes passava
Porque aquele trapo, coçado roto e usado,
Me trouxe a companhia que tanto desejava

Muitos passaram, vieram e quiseram jogar
Mas ao verem que era um trapo
Tudo o que tinha para dar
Poucos foram aqueles que não hesitaram em não ficar

Os que ficaram guardo-os comigo
E o trapo, voltou a ser trapo
Coçado, roto e usado,
Esquecido num canto de mim

Um dia, distraído,
Tropecei nele e, sem querer,
Mostrei-o a alguém que passava
E alguém me pediu para, de perto, o ver

Esse alguém olhou para mim
Olhou para o trapo
Olhou para mim e para o trapo
E adivinhou onde faltava aquele bocado

Com mãos de fada e palavras doces
Com pontos de carinho e linhas de sonho
Esse alguém deu ao trapo, coçado roto e usado,
Uma forma que nunca eu havia pensado

Porque o Meu trapo,
Coçado, roto, mal-tratado
Só quando chegou áquela mão
Voltou a ser Coração...
(Ricardo Silva, 2008)

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh currunquice das coisas curruncas!!

Que poema tão lindo.. até me fizeste chorar!!

acho que te vou "levar" comigo... :) deixas?

Myrddin disse...

"But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to"... (Brandi Carllile, The story)

The same is true for my words! But... "It's true...I was made for you" =)